sexta-feira, 22 de março de 2013

Será o fim dos MMOs?

Muito se vê por ai de pessoas falando que é o fim dos jogos “Massive Multiplayer Online”. As justificativas são várias: Desde fracassos monumentais de projetos tidos como avassaladores, quanto a queda dos gigantes, que em uma outra era (leia-se cinco anos atrás) dominavam o mercado, não falando dos MMOs, mas o mercado gamer em si.
Mas o mercado está mesmo morrendo? Essa é uma pergunta difícil. Acho que ainda é cedo tentar responder essa pergunta, mas acredito que a resposta basicamente é não. O que os especialistas alegam é que as grandes produtoras não estão tendo lucro, não estão conseguindo desenvolver mais jogos atraentes ao público, que os que já foram lançados estão viram F2P, que para eles é a prova clássica de que “estão falindo, vão fechar os servidores ano que vem”. O problema nessa visão é que eles levam em consideração apenas um ramo da árvore de “subgêneros” que são os MMOs. Os que está acontecendo isso, como falei ali em cima, são os MMOs blockbusters, ou generalizando mais, MMOs americanos. E temos que analisar o mercado antes também, temos que ver para quem ele é voltado, o que o “cliente” espera, o que ele quer. E parece que hoje em dia ele não quer mais MMOs, ou uma variedade grande, já que os MMOs que eles querem é justamente o que eles jogam.



O mercado americano não é um mercado de MMO-Conceito, então o jogador não vê a necessidade de migrar para outro jogo. Ele se estabelece em um e continua nele, em sua comunidade. Os MMOs adultos, que adultos eu me refiro a responsabilidade e não no teor de faixa etária (violência, pornografia, etc). Eve Online, WoW endgame são dois exemplos bons, principalmente o Eve. WoW está em mais destaque, já que é o maior MMO de todos os tempos. Qualquer milhãozinho de jogadores que ele perde é motivo de post em blogs. As pessoas não querem abandonar seus jogos, por N motivos. Então não vêem a necessidade de parar de jogar um para começar a jogar outro, que é uma das características do mercado adulto, a exclusividade (até por falta de tempo para se dedicar a outro jogo).

Outro motivo que vejo que o mercado está longe do fim é um pouco do mesmo motivo de cima: Eles estão vendo um ramo do mercado. O outro ramo, infanto-juvenil, vai de vento em popa. Aqui no Brasil principalmente os MMOFPS, que toda semana sai um novo. Exatamente como eu falei naquele post. Esse mercado está ávido por novidades, eles investem o dinheiro da mesada, o troco do pão ou o 10 reais roubado da carteira do pai em moedas verdes, batata douradas, estalecas. Esse mercado precisa de novidades, e tem um público grande, onde um amigo mostra pra outro que mostra pra outro que mostra….. e assim caminha a humanidade. Não vejo esse mercado morrendo, pois o público só cresce e interage mais.
E estão nascendo novos ramos, que são os MMOs portáteis, para celular e tablets, mas esse fica para outro post.
O que fica é o seguinte: Para mim, o mercado está longe de acabar. Para mim, para os jovens que jogam tibia, para os jogadores de Eve, para aquele cara que raida toda terça e sexta a partir das 23h. Mas os especialistas no assunto, para esses já pode encomendar a coroa de flores.

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