Muito se vê por ai de pessoas falando que é o fim dos jogos “Massive
Multiplayer Online”. As justificativas são várias: Desde fracassos
monumentais de projetos tidos como avassaladores, quanto a queda dos
gigantes, que em uma outra era (leia-se cinco anos atrás) dominavam o
mercado, não falando dos MMOs, mas o mercado gamer em si.
Mas o mercado está mesmo morrendo? Essa é uma pergunta difícil. Acho
que ainda é cedo tentar responder essa pergunta, mas acredito que a
resposta basicamente é não. O que os especialistas alegam é que as
grandes produtoras não estão tendo lucro, não estão conseguindo
desenvolver mais jogos atraentes ao público, que os que já foram
lançados estão viram F2P, que para eles é a prova clássica de que “estão
falindo, vão fechar os servidores ano que vem”. O problema nessa visão é
que eles levam em consideração apenas um ramo da árvore de “subgêneros”
que são os MMOs. Os que está acontecendo isso, como falei ali em cima,
são os MMOs blockbusters, ou generalizando mais, MMOs americanos. E
temos que analisar o mercado antes também, temos que ver para quem ele é
voltado, o que o “cliente” espera, o que ele quer. E parece que hoje em
dia ele não quer mais MMOs, ou uma variedade grande, já que os MMOs que
eles querem é justamente o que eles jogam.
O mercado americano não é um mercado de MMO-Conceito,
então o jogador não vê a necessidade de migrar para outro jogo. Ele se
estabelece em um e continua nele, em sua comunidade. Os MMOs adultos,
que adultos eu me refiro a responsabilidade e não no teor de faixa
etária (violência, pornografia, etc). Eve Online, WoW endgame são dois
exemplos bons, principalmente o Eve. WoW está em mais destaque, já que é
o maior MMO de todos os tempos. Qualquer milhãozinho de jogadores que
ele perde é motivo de post em blogs. As pessoas não querem abandonar
seus jogos, por N motivos. Então não vêem a necessidade de parar de
jogar um para começar a jogar outro, que é uma das características do
mercado adulto, a exclusividade (até por falta de tempo para se dedicar a
outro jogo).
Outro motivo que vejo que o mercado está longe do fim é um pouco do
mesmo motivo de cima: Eles estão vendo um ramo do mercado. O outro ramo,
infanto-juvenil, vai de vento em popa. Aqui no Brasil principalmente os
MMOFPS, que toda semana sai um novo. Exatamente como eu falei naquele post.
Esse mercado está ávido por novidades, eles investem o dinheiro da
mesada, o troco do pão ou o 10 reais roubado da carteira do pai em
moedas verdes, batata douradas, estalecas. Esse mercado precisa de
novidades, e tem um público grande, onde um amigo mostra pra outro que
mostra pra outro que mostra….. e assim caminha a humanidade. Não vejo
esse mercado morrendo, pois o público só cresce e interage mais.
E estão nascendo novos ramos, que são os MMOs portáteis, para celular e tablets, mas esse fica para outro post.
O que fica é o seguinte: Para mim, o mercado está longe de acabar.
Para mim, para os jovens que jogam tibia, para os jogadores de Eve, para
aquele cara que raida toda terça e sexta a partir das 23h. Mas os
especialistas no assunto, para esses já pode encomendar a coroa de
flores.
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