O que é Forsaken?
Forsaken é um MMORPG, um RPG jogado em um mundo
online permanente com milhares de outras pessoas de vários lugares
diferentes. O jogo foi criado ao longo de três anos por uma equipe de
mais de 3.500 produtores de diversos países, entre artistas,
programadores e roteiristas renomados na indústria.
O resultado é um jogo com inúmeras
características que fazem sucesso em um MMORPG: cinco raças, oito
classes, disputas de PvP elaboradas, batalhas em larga escala entre
grupos de jogadores pelo domínio de territórios, calabouços
instanciados, curva evolutiva suave, grande gama de conteúdos exclusivo
para jogadores de nível elevado, mascotes e montarias fartas,
jogabilidade sólida, combates fluídos, uma gama incrível de desafios, e
uma infinidade de atividades para realizar tanto sozinho quanto com seus
amigos.
História
No início de tudo, Dyos e Nyos, os deuses irmãos, vagavam pelo universo, criando e destruindo mundos ao seu bel prazer. Há uma eternidade, Dyos se deparou com um planeta que despertou sua curiosidade. Aquela não era uma de suas criações, e não trazia os mesmos ares de algo feito por Nyos. Neste mundo, o deus encontrou um misterioso aro, com inúmeras essências armazenadas. Estarrecido, percebeu que dentre elas estavam a sua própria e a de seu irmão. Oras, os irmãos eram onipotentes e acreditavam ser únicos em meio à vastidão. Quem teria poder para criar algo assim? Como absorveram fragmentos de essências, tão numerosas e de seres tão fortes? Mais importante: com que propósito?
Intrigado e abalado, o deus se estabeleceu ali por milênios para estudar o artefato. Nesse meio tempo, criou o mundo como sonhava, vívido e fulgurante, batizando-o de Eyrda. Criou seus três filhos – Tytan, Illyfue e Vyda – e os incumbiu de trazer a vida e proteger àquele lugar. O planeta se desenvolveu, mas logo Nyos tomou ciência da criação de seu irmão. Temendo a aproximação do outro deus, Dyos partiu para a imensidão do universo para poupar a todos de sua destruição.

A partida não evitou que Nyos chegasse a Eyrda – pior, não impediu que ele encontrasse o aro cósmico. Indignado com as dúvidas que surgiram diante deste artefato enigmático, o deus deixou Mylvada, seu filho, para que ele acabasse com as criações de Dyos e pudesse assegurar tudo para si – seja lá o que fosse. Em seguida, partiu atrás de seu irmão, acreditando que ele teria as respostas às dúvidas que o afligiam.


Conscientes deste fim, os heróis mais talentosos buscam desesperadamente se tornar o ser mais forte entre o céu e a terra. Alguns desejam o poder supremo para proteger seu povo, outros, para dominá-los – mas todos têm um mesmo objetivo: ocupar o lugar deixado pelos deuses e reverter a decadência de Eyrda.
Esta é a solução, ou mera arrogância dos mortais em desespero?
Raças
A ambientação é de fantasia medieval, com humanos, elfos, anões, sísmicos – homens de pedra, nascidos das rochas do planeta – e vampiros. E cabe a uma dessas cinco raças trilhar seu próprio caminho, podendo torna-se um deus. Cada uma traz características próprias, visuais únicos e podem seguir por diversas classes diferentes.Humanos
Os filhos da água
Illyfue, desejando criar uma raça em homenagem à sua querida irmã Vyda, lançou o sopro da vida sobre a água e deu origem aos humanos. A deusa inicialmente não desejava ter uma raça para si, mas ao ver aqueles seres criados à sua imagem, criou um carinho sem igual por aquele povo, e se tornou guardiã deles.
Esta é uma raça feita de sobreviventes, capazes
de vencer desafios e adaptar o meio ao redor às suas necessidades.
Dizem que o verdadeiro poder dos humanos surge nos momentos de maior
desespero, o que pode ser justificado por seu espírito de liderança
nato, que os coloca em posições de comando em todas as sociedades.
Elfos
Os filhos do vento
Depois de criar os humanos, Illyfue seguiu para
as florestas, onde se sentia mais à vontade. A partir do vento que
soprava, ela criou a raça mais orgulhosa de Eyrda, os Elfos. Feitos à
imagem da deusa, eles são belos, ágeis e elegantes, amados pela
natureza. Pela afinidade com o verde, sentem com maior intensidade a
decadência de Eyrda, percebendo como cada vez menos árvores chegam à
idade adulta, ou como as folhas amarelam e morrem antes do tempo.
Esta ligação com o planeta ainda lhes garante
uma profunda compreensão mágica. Dizem que tudo o que cerca os elfos
tem um toque de magia – o que, verdade ou não, os deixa orgulhosos. Seu
porte frágil por vezes é confundido com fraqueza, um ledo engano:
assim como o vento, podem ser agradáveis e acalentadores como uma
brisa, assim como destrutivos e impiedosos como tornados.
Anões
Os filhos do fogo
Tytan, o filho do deus criador Dyos, tinha a
difícil missão de povoar o mundo moldado por seu pai. Por isso, ele deu
vida ao fogo e criou os anões. Estes seres baixinhos, ágeis e
voláteis, foram os primeiros habitantes de Eyrda, e hoje são os mais
avançados tecnologicamente. Muito disso se deve à sua impetuosidade,
persistência, engenhosidade e criatividade– características que
herdaram do fogo.Eles estiveram sempre em constante evolução:
utensílios viraram tecnologia, vilarejos se tornaram cidades, e
paliçadas deram lugar a fortalezas. São peritos em forja, mineração e
engenharia de máquinas, o que os torna guerreiros formidáveis.
Sísmicos
Os filhos da terra
Mesmo partindo do planeta, Nyos deixou seu
filho, Mylvada, para extinguir a vida em Eyrda. As hordas criadas
pelo deus maligno esmagaram as três raças iniciais. Apesar da coragem,
anões, elfos e humanos não eram páreo para a selvageria e resistência
dessas criaturas. Por isso, Tytan doou novamente parte do seu poder, e
criou os Sísmicos a partir da terra.Defensores perfeitos, estes seres são todos
machos, e nascem da pedra primordial da terra a cada 100 anos. Sua pele
é rígida como pedra e seus corpos sólidos como montanhas. Sua coragem é
férrea, cumprindo com sua função de defender às demais raças não
importando a gravidade do perigo. Com este reforço, os exércitos de
Eyrda viraram a guerra. Hoje, com o mundo decadente, todos temem que
novos Sísmicos deixem de surgir.
Vampiros
Os filhos do amor
Shylia, a deusa do Amor, foi a última divindade a
restar no mundo de Eyrda. Durante o último ataque de Mylvada, foi ela
quem liderou as raças contra a investida. Por isso, ninguém a
recriminou quando a bela imortal se apaixonou pelo mais valoroso dos
humanos, o general Herghevid. Eles viveram e lutaram juntos por muitos
anos, mas o tempo é implacável, e o guerreiro estava no fim de seus
dias. Desesperada, Shylia deu seu próprio sangue ao humano, que
renasceu como um ser diferente, poderoso, praticamente um semideus. Seu
filhos formam a raça como conhecemos hoje.Os Vampiros são praticamente imortais. Ágeis e
resistentes, resistem a duras penas e, quando sua vitalidade se esvai,
se transforam em névoa e renascem na forma de morcegos, para lutar
novamente quando for mais conveniente. Por não terem uma ligação com o
planeta, muitos os consideram aberrações. Por isso, os vampiros são
reclusos, mas com laços muito fortes com suas comunidades.
Classes
Em um mundo marcado pela guerra e pela devastação nos últimos séculos, é natural encontrar os mais diferentes tipos de profissionais na arte do combate. Em Eyrda você poderá viver uma das oito classes de personagem, cada uma com estilos, funções e habilidades distintas.Guerreiro
Muitos podem participar de guerras, mas apenas os Guerreiros fazem dela sua vocação. Mais do que pessoas que sabem empunhar uma espada e usá-la de forma correta, estes homens dedicam a vida a moldar seus corpos em máquinas disciplinadas e eficientes – armas perfeitas. Ainda que outras classes sejam parte importante de todos os exércitos, os Guerreiros formam o cerne da infantaria, e a linha de frente que encara os inimigos com coragem e ferocidade. Eles são os senhores do campo de batalha.Algoz
Sorrateiros, silenciosos, mortais. Os Algozes são
homens e mulheres que treinam seus corpos à exaustão para se mesclar
às sombras, evitando ser visto e decidindo combates com um único e bem
aplicado golpe. Apesar de não terem nenhuma aptidão mágica e ou a
maestria no manejo das armas como os Guerreiros, compensam na astúcia e
velocidade para derrubar os oponentes antes que ninguém perceba.
Mago
O domínio dos elementos é uma das mais poderosas
armas de combate. Durante a era dos deuses, os magos eram poderosos, e o
centro de todas as estratégias militares contra Mylvada. O poder
destrutivo das magias tingiam os céus, e deixavam a todos maravilhados
com sua eficácia. Esses dias se foram. Os conhecimentos arcanos foram
os mais atingidos pela perdição do mundo. É consenso de que a magia
está morrendo com o planeta. E como um dos últimos magos, você deve
manter a sabedoria viva.
Sacerdote
No passado, os sacerdotes eram guias, salvadores e
generais dos exércitos contra Mylvada. Com suas preces, canalizavam o
poder dos deuses, abençoando suas tropas e recuperando seus ferimentos.
Mas com o fim da guerra, o divino se foi nesta terra esquecida. De uma
hora para a outra, estes santos se viram desamparados, privados de
seus poderes. Apenas por sua fé fervorosa, e sacrifício de sua força
vital, continuam a ser capazes de curar e trazer o conforto aos
enfermos.
Bardo
Todo herói gostaria de ter suas histórias
cantadas aos quatro ventos, na forma de canções inspiradoras. Os
bardos, músicos viajantes, espalham essas músicas ao som de suas harpas
e vozes magistrais. Ainda que não tenham talento para o combate, esses
artistas canalizam o poder de suas notas para animar os aliados
enquanto atormenta os oponentes. Diz-se entre, com um menestrel, um
grupo de aventureiros bons torna-se um batalhão excelente.
Caçador
Mantenha a calma e o pulso firme. Aponte, prenda a
respiração, puxe o gatilho e não pisque. Estas são as primeiras lições
que um anão aprende ao construir seu primeiro rifle. Desde muito
jovens, treinam para dominar suas armas ao ponto até se tornarem uma
extensão de seus corpos. A partir daí, eles não miram com os olhos, mas
com a mente; não puxam o gatilho com o dedo, mas com o coração. Quando
prontos para o campo de batalha, são capazes de derrubar alvos a
distâncias impressionantes.
Protetor
Com corpos colossais nascidos do próprio cerne da
terra, os Protetores são fortalezas ambulantes. São a linha de frente
de qualquer combate, e protegem seus aliados dos mais pesados castigos
recebendo-os diretamente em seus escudos indestrutíveis, nascidos de
seus braços esquerdos. Suas coragens não têm limites, e atraem a
atenção dos oponentes para si, em nome da segurança alheia. Dizem que
um grupo não precisa temer a derrota enquanto seu Guardião se manter em
pé.
Mártir
O sangue da deusa garantiu ao primeiro Rei
Vampiro, Herghevid, um poder inimaginável. Seu domínio do combate corpo
a corpo, aliado aos poderes mágicos ganhos com a essência da
divindade, tornou à nova raça imbatível. O próprio rei treinou seus
descendentes nas artes da guerra, tornando-os temíveis em qualquer
campo de batalha. Os Mártires usam seu próprio sangue para
potencializar seus ataques ou, em casos mais extremos, recuperar os
aliados.
Mascotes

Praticamente todos os monstros do jogo deixam cair sua Pedra. Este item é muito raro, mas pode ser chocado em seu inventário (basta clicar com o botão direito sobre ele) ao longo de vários dias. Quanto mais poderoso for a mascote, mais tempo demorará. Quando eclodir, você poderá invocar o bicho, que o ajudará em combate e ficará faminto de tempos em tempos. Você pode curá-lo e alimentá-lo com poções e alimentos específicos comprados de comerciantes especializados. À medida que você derrotar monstros ao lado de sua mascote, ela gradualmente ganhará níveis, o que a tornará maior e mais poderosa.
Eventos

Há duas formas de participar de um evento. Você pode ir até o local em que ele ocorre, ou pode se acessar o sistema de Busca de Grupos (a tecla T) para encontrar pessoas e fazer parte do evento. O sistema de busca procura a melhor formação dentre os jogadores disponíveis na lista para formar um grupo. É uma ótima forma de partir direto para a aventura sem gastar horas spammando no chat.
PVP
Existem dois tipos de servidores, o PVP e o PVE. O primeiro foca em combates entre jogadores no qual você poderá atacar ou ser atacado por outros em qualquer lugar. O segundo não permite este tipo de interação a não ser que você deseje.
A partir do nível 30, você poderá fazer parte dos combates PVP (do inglês, jogadores contra jogadores). Em um servidor PVP, todo cuidado é pouco: você poderá atacar outros jogadores ou ser atacado a qualquer instante em que você não estiver em uma área de segurança – como cidades ou as áreas próximas de teletransportes.
Fique atento: combates entre jogadores em um servidor PvP são livres. Assim que você atingir o nível 30 em um servidor com esta configuração, você poderá atacar ou ser atacado imediata e permanentemente. Sua única segurança serão os locais protegidos. Certifique-se de que você se sente confortável em um ambiente como este antes de escolher um servidor PVP.
Em servidores PVE, você só poderá se atacado caso tenha optado por isso nas configurações de PVP. Essas configurações podem ser encontradas no canto superior esquerdo, logo abaixo do seu HP e MP, bastando clicar no ícone com as duas espadas cruzadas. Um menu surgirá, mostrando todas as opções de interações de PVP com outros jogadores – como, por exemplo, poder atacar automaticamente outros jogadores em PVP, e impossibilitar a você de atacar um membro de sua Guilda.
Apesar de ser divertido enfrentar outros jogadores, caso você seja derrotado em um combate desses, você sofrerá uma penalidade. Quanto mais jogadores você derrotar, mais vermelho seu nome ficará e, com isso, maior será a penalidade ao ser derrotado. Esta penalidade pode ser desde mínima (perda de durabilidade de seus equipamentos) a máxima (derrubar um de seus valiosos itens no chão, para que qualquer um possa pegar). Portanto, encare outros jogadores por sua própria conta e risco!
Outras formas de PVP

Há também as Guerras entre Guildas, em que duas organizações colocam seus exércitos em campo e se enfrentam em combates massivos, com dezenas de jogadores, para reduzir o nível da fortaleza oposta e conquistar muitos recursos. E também há os combates em Arena, em que pequenos grupos entram em arenas para se enfrentar de forma organizada e equilibrada. Esta modalidade garante recompensas exclusivas, e só podem ser vencidas com muito trabalho em equipe.
Crie sua Guilda
Em Forsaken, você e seus amigos podem se juntar e montar uma Guilda, um grupo de pessoas com interesses comuns e que trabalham juntos para atingir seus objetivos. Para isso, é preciso visitar um gerente e escolher a opção “Criar Guilda”. É preciso estar em nível superior a 20 e pagar o equivalente a 10 moedas. Participar de uma Guilda é uma ótima forma de fazer amigos e conquistar seu lugar em Forsaken enquanto aprende mais sobre o jogo. Por isso, não tenha medo de se oferecer como recruta para organizações que possam ajuda-lo!Para facilitar a busca, o jogo oferece as chamadas “Guildas de Iniciantes”. São organizações formadas automaticamente com diversos iniciantes, e que permitem aos participantes se familiarizarem com o funcionamento básico de uma Guilda – e sem ter de se preocupar em procurar por uma que o aceite. Para ingressar em uma dessas, pressione Y e clique no botão no canto inferior direito.
Conquistas
Forsaken conta com um sistema de Conquistas. Trata-se de um catálogo que marca todos os seus feitos mais complexos ao longo de sua vida de aventuras. Este menu pode ser encontrado pressionando a tecla L, e mostrará uma infinidade de atividades que podem ser realizadas para lhe garantir pontos.Algumas conquistas envolvem evoluir seus personagens, conseguir cartas ao completar missões ou matar monstros, ou mesmo aprimorar seus equipamentos. Outras exigem a ajuda de alguns amigos, e consistem em vencer partidas de Arena, derrotar monstros poderosos em instâncias e outros.
Você pode conferir seu progresso de suas conquistas pela barra no menu. Você recebe recompensas ao atingir certos marcos ou ao completar certos feitos. Os prêmios variam de Bússolas de Talentos a gemas. Você pode checar os prêmios recebidos iluminando as conquistas com o cursor.
Enciclopédia
Em Forsaken, a Enciclopédia é um compêndio contendo informações úteis, que ajudam caso você tenha alguma dúvida específica sobre o jogo. Há dados sobre tudo: habilidades, missões, monstros, equipamentos, mecânicas e tudo mais.Este recurso está disponível após completar a missão “Macropédia”. Depois de habilitado, você pode acessá-lo a qualquer momento clicando no ícone localizado no canto superior direito, e então escolhendo a opção “Enciclopédia”.
Reputação

Conquistar a confiança dos diversos povos em Forsaken e fazer aliados entre as tribos é algo essencial para quem quer se tornar um deus – além de render uma série de recompensas para sua jornada. Aqui, a estima de seus companheiros é medida pela Reputação.
A reputação pode ser ganha de diversas formas diferentes. Ao cumprir missões, participar de eventos e vencer dungeons em nome dessas facções, você receberá pontos ou medalhas, que podem ser trocados posteriormente por eles. Atingindo um determinado marco, você ganhará acesso a diversos equipamentos e consumíveis úteis. Quando chegar ao máximo de reputação, ganhará até mesmo montarias exclusivas, penduricalhos de EXP e outros.
Títulos

Há uma infinidade de títulos a serem conquistados, e praticamente qualquer atividade lhe garantirá uma boa quantidade deles. Complete missões, tenha um papel de destaque em um evento, derrote chefes poderosos, seja um campeão na Arena – tudo isso lhe garante nomes diferentes. Dependendo da dificuldade, sua alcunha terá uma cor diferente. Os mais fáceis são cinza, e os roxos os mais difíceis e raros.
Você pode conferir todos os nomes que ganhou na tela de personagem (tecla C), na aba "Títulos". Você também pode escolher aquele que deseja exibir a qualquer momento. Para isso, basta selecionar um e clicar em “Definir Titulo”.
Profissões
Em Forsaken, você pode adquirir e se especializar em uma série de Profissões diferentes, que lhe permitirão criar consumíveis, melhorar equipamentos e outras vantagens. Você pode ver o menu completo com a tecla O. Este menu será habilitado apenas depois de começar a missão inicial em determinado ponto do jogo.Para aprender novos ofícios, é preciso adquirir Pontos de Profissão. Para isso, basta completar a missão principal de seu personagem (as marcadas em amarelo em sua janela de missões). Ao atingir certos marcos, você receberá mais pontos. Para gastá-los, é preciso visitar um treinador e comprar seu aprendizado.
Confira as profissões disponíveis:
- Botânico
- Alquimista
- Chef
- Pescador
- Socialite
- Mineiro
- Artesão
- Aventureiro
- Arcanista
- Domador
- Mercador
- Sucateiro
- Fabricante de Armas
- Fabricante de Armaduras

Para usar uma profissão, clique sobre ela e veja todos os itens que você pode criar, bem como os materiais necessários. Planos para novos itens podem ser conseguidos de missões, ao derrotar monstros ou mesmo em eventos.
Preces

Sempre que rezar, você será recompensado com EXP e um Buff em um de seus atributos. Além disso, há uma pequena chance de ser presentado com um item raro, como pergaminhos que garantem 30 minutos de 2x EXP, ou mesmo cristais poderosos que permitem aprimorar seus equipamentos.
Os itens e a EXP ao rezar são concedidos apenas uma vez ao dia. Depois da primeira oração, todas as demais darão Buffs aleatórios aos seus atributos.
Lojinhas

Para estabelecer uma loja, abra seu inventário e então selecione o botão “Venda”, simbolizado por uma balança, no canto inferior direito. Isso abrirá a janela de vendas, para onde você pode arrastar seus itens indesejados e decidir o preço que quiser.
Dê um nome para sua loja e clique em "Pronto" para começar a vender. Seu personagem se transformará em uma pequena vendinha que não pode se mover nem usar habilidades. Outros jogadores podem clicar em você para ver os itens disponíveis. É preciso permanecer conectado para que sua loja esteja visível por todos. Lembre-se: Só é possível abrir sua loja em cidades pré-determinadas.
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